IMPRESSÃO 3D: INFINITAS POSSIBILIDADES PARA A ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Equipe de Comunicação 3D Rise

 
O uso da impressão tridimensional em projetos arquitetônicos e em construções cresce cada vez mais tornando-se uma ótima ferramenta para engenheiros civis e arquitetos

Não restam dúvidas de que a impressão tridimensional veio para revolucionar o mercado, possibilitando a criação de produtos, equipamentos e peças em um menor espaço de tempo, com custos extremamente reduzidos em comparação aos modelos tradicionais de modelagem.

Na área de arquitetura e construção civil as possibilidades de uso da impressora 3D, por exemplo, são inúmeras e vão desde a criação de maquetes em perfeita proporção para a apresentação de projetos, até a fabricação de casas em tamanho real, considerado um dos grandes avanços do século na construção civil, com a técnica sendo aplicada em diversos países do mundo.

No Brasil a impressão 3D para esses setores ainda está em fase de maturação e seu uso é aplicado apenas na criação de maquetes arquitetônicas e estruturais. Porém, com o avanço da tecnologia, há grandes possibilidades para evolução e adoção da técnica em projetos ainda mais amplos e complexos.

 No Brasil a impressão 3D é usada na criação de maquetes arquitetônicas e estruturais

 

Os protótipos auxiliam na idealização e apresentação de um projeto, mas, também, pode ser de grande importância para a equipe de execução da obra ter acesso aos detalhes em escala reduzida.

No design, arquitetura e decoração, os projetos podem ser utilizados para uso no posicionamento e distribuição de móveis em miniatura nas maquetes, com apelo visual mais forte e mais simplificado para o consumidor.

Outra possibilidade da impressão tridimensional é a criação de maquetes e protótipos para uso didático em faculdades e cursos de construção civil. O material pode ser criado da maneira que for adequado para o professor e os alunos podem entrar em contato com as peças e projetos, utilizando as maquetes para entender os conceitos na prática.

Fato é que não há limites para as possibilidades na área de construção com a impressão 3D, como no desenvolvimento de casas em tamanho real fabricadas com uma impressora industrial para construção civil. Uma das primeiras impressoras industriais para construção civil a serem feitas está localizada em Moscou, na Rússia, e foi idealizada pela startup Apis Cor. O imóvel construído tem 38 m², é totalmente funcional e tem isolamento térmico. A construção ficou pronta em 24 horas e seu custo foi de USD$10.134,00.

Casa do projeto Apis Cor em Moscou, clique aqui para assistir o vídeo da construção.

Casa do projeto Apis Cor em Moscou

Nos EUA, mais precisamente no Texas, existe um projeto da startup Icon – em parceria com a ONG New Story – que visa construir casas seguras e em bom estado para famílias carentes. A primeira residência do projeto foi fabricada em menos de 24 horas e teve um custo de USD$10 mil, mas existe o plano de que esse custo diminua ainda mais nas próximas construções.

Casa do projeto Icon no Texas, clique aqui para assistir o vídeo da construção.

Casa do projeto Icon no Texas

Acredita-se que a construção feita através de impressão 3D chegará em breve no mercado brasileiro, pois o investimento nessa tecnologia cresce exponencialmente no país e a procura por construções mais rápidas e baratas aumenta a cada dia.

Gostou desse Post? Então não deixe de acompanhar o Blog da 3D Rise e fique por dentro de tudo que envolve o nosso universo. Quer enviar, dicas ou sugestões de posts? Basta encaminhar para nosso email: comunicao@3drise.com.br

Um grande abraço!

Deixe o seu comentário