FILAMENTO: MATERIAL QUE DÁ FORMA À SUA IMAGINAÇÃO

Por Equipe de Comunicação 3D Rise

 

Essencial para a criação de objetos na impressora 3D, o filamento pode ter diversos tipos de cores e texturas

Não há dúvidas de que a impressão 3D chegou para revolucionar a maneira de criar objetos e solucionar problemas com agilidade em áreas diversas – desde saúde e engenharia, até no uso pessoal. Mas, para te ajudar a “mergulhar” nesse mundo de possibilidades, vamos nos aprofundar nos detalhes importantes para o uso dos filamentos em impressoras 3D.

Se você já utilizou ou possui uma impressora comum, sabe o quão essenciais são os cartuchos e toners para a impressão de imagens e/ou textos. Os filamentos fazem o mesmo papel nas impressoras 3D, uma vez que são eles os responsáveis pela impressão e que darão forma e cor para o objeto que você deseja imprimir.

Filamentos são materiais fabricados especialmente para as impressoras 3D com tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) ou FFF (Fabricação com Filamento Fundido) – um tipo de impressão que utiliza a modelagem por meio de fusão e deposição, criando os objetos camada por camada – de diversos tipos de materiais, cores e texturas.

Essa é, entre os tipos de impressão 3D, a técnica mais utilizada, pois seu custo não é tão elevado, mas, em compensação, não permite uma fabricação com detalhes perfeitos. A técnica consiste no aquecimento de filamentos de um material plástico, geralmente PLA ou ABS, até um estado semi-sólido e a sua deposição pelo bico extrusor da impressora 3D.

Pela movimentação do mesmo nos eixos X, Y, Z, forma-se, camada por camada, o objeto que se deseja obter.

Outros tipos de impressão 3D podem ser encontrados no mercado:

  •   Estereolitografia (SLA e DLP);
  •   Sinterização Seletiva a Laser (SLS);
  •   Sinterização Direta de Metal a Laser (DMLS);
  •   Polyjet.

Na tecnologia de FDM, os três tipos de filamentos mais utilizados são: ABS, PETG e PLA

O filamento ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno, em português) é derivado do petróleo e possui alto nível de resistência e durabilidade. Para ser utilizado, é necessário o auxílio de uma mesa de impressão aquecida (entre 95ºC e 120ºC) e, durante a impressão, libera gases com odores que podem incomodar o usuário. O material é bastante resistente, porém o acabamento não é tão preciso e pode prejudicar a beleza das peças. As cores disponíveis para esse tipo de material são opacas, com aspecto fosco.

O filamento PETG é considerado como um material nobre para a impressão 3D pelas suas características de alta resistência mecânica, química e à altas temperaturas. Além disso, também oferece alta facilidade para a impressão 3D. Pode ser utilizado em impressoras abertas ou fechadas, com mesa aquecida ou não e o odor é praticamente imperceptível durante o seu processamento. Geralmente é utilizado para a fabricação de capas ou cases (garrafas ou embalagens PET) devido a sua resistência e durabilidade, e possui uma ótima aderência entre as camadas de filamentos.

Já o Ácido Poliláctico, mais conhecido como PLA (Polylactic Acid, em inglês), tem origens vegetais e é biodegradável. Não requer plataforma aquecida nem câmaras de impressão fechadas para a impressão, o que permite a criação de objetos em grandes quantidades. Não libera gases e, praticamente, não emite odores no ambiente. É um material rígido, de fácil manuseio e de alta resistência. Esse filamento faz com que a impressão do objeto seja mais precisa, com mais detalhes e melhor acabamento. O PLA é recomendado para a criação de maquetes, objetos de decoração e peças com bastante detalhes.

3D Rise e PLA

O filamento PLA é ideal para a Impressora 3D Rise, pois tem aplicação simplificada e cria objetos com precisão de definição. Perfeito para apresentações de trabalhos, criação de projetos e de objetos de decoração. Com este filamento você produz com rapidez os objetos que deseja, dependendo apenas da sua imaginação e necessidade!

Esse post te deu vontade de ter filamentos bacanas para imprimir? É só clicar em www.3drise.com.br/filamentos para conferir mais de 13 cores de filamentos PLA com preços bem em conta. Acesse e confira!

Deixe o seu comentário